El Buitre

sábado, 5 de dezembro de 2009

Hoje tive ocasião de rever o meu jogador favorito de todos os tempos (fora do universo benfiquista) a comentar o grupo da Espanha no Mundial da África do Sul.

Que saudade imensa de ver jogar o grande Butragueño! O craque entre os craques da fabulosa equipa do Real Madrid da segunda metade da década de 80, que conquistou cinco campeonatos de Espanha consecutivos.
Em 12 anos no plantel sénior do Real Madrid, Butragueño fez dupla com grandes goleadores, desde Valdano, Hugo Sanchez, Zamorano até Raúl, a quem cedeu a mítica camisola 7 do Real quando saiu do clube.
Foi também o primeiro jogador depois de Eusébio a marcar quatro golos num só jogo de um Campeonato do Mundo, numa vitória por 5-1 contra a Dinamarca no México 86.
Ficou para sempre conhecido como El Buitre (O Abutre), pois dava quase sempre a ideia que pairava sobre a defesa contrária à procura de um erro para marcar. Quando isso não acontecia, Butragueño puxava dos galões, fintava três ou quatro e a bola acabava invariavelmente no fundo da baliza.

Dou muito mais valor a jogadores como Butragueño e outros artistas dessa época, em que o futebol ainda não era somente um imenso e grotesco negócio onde vale tudo, do que a estrelas pop como Cristiano Ronaldo, Ronaldinho, Beckham ou outros do género, com os quais somos bombardeados todos os dias na televisão, internet, jornais, publicidade, etc.
Os finais de 80/princípios de 90 foram talvez os últimos anos da pureza do futebol e nada têm a ver com o circo mediático dos tempos actuais, onde é mais importante ter um penteado ridículo e usar brincos do que saber jogar à bola.

Talvez por isso Butragueño seja um dos meus heróis de infância... Talvez por isso Butragueño tenha sido o primeiro jogador de futebol a ter um jogo de computador com o seu nome, o "Emilio Butragueño Futbol" de 1987, para Spectrum. Ainda tenho essa verdadeira relíquia.

Bons tempos...





1 comentários:

Anónimo disse...

olha de quem tu te foste lembrar!! tens razão, já não há jogadores como o grande buitre. classe pura

Related Posts with Thumbnails
 
Céu Encarnado - by Templates para novo blogger
Creative Commons License
Esta obra está licenciada sob uma Licença Creative Commons.