Roberto, a Mística e o Benfica

segunda-feira, 23 de agosto de 2010

A equipa constrói-se de trás para a frente. O guarda-redes é a primeira das vértebras da coluna da equipa e tal como a nossa primeira vértebra, a Atlas (que carrega o peso da nossa cabeça, impedindo-a de cair) também é fundamental que o nosso guarda-redes carregue com sucesso toda a nossa equipa. A sua função não é brilhar, é não deixar que a nossa equipa caia.

O ano passado não tínhamos um guarda-redes brilhante, mas tínhamos uma “Atlas” efectiva, um guarda-redes confiante, que raramente deixava a equipa cair. Era essa a nossa crença, era nisso que acreditávamos. Este ano Roberto não tem para já, condições para suportar uma equipa como o Benfica, pelo que deve ser encontrada outra solução de imediato, defende o universo benfiquista.

A questão chave aqui é perceber o que está por detrás de um desempenho tão fraco como o que temos visto, e durante as férias, enquanto lia o “Símbolo Perdido” do Dan Brown, ocorreu-me que poderá efectivamente ser isto. E digo-vos que alguma coisa mudou na minha forma de “ver” esta questão, que vos vou tentar descrever.

Reza a lenda, Roberto era bom guarda-redes até há 2 meses. Zelavam por ele para aí uns 100.000 adeptos do Zaragoza, que rezavam a ele todos os fins-de-semana pela salvação da manutenção. Não sei quantas mil almas, concentradas num indivíduo, num clube, com um objectivo positivo – defender as balizas do Zaragoza, salvando-o da descida.

Este fenómeno de concentração de pensamento grupal (técnica usada desde as civilizações mais antigas, que a noética tenta explicar através de métodos científicos que funciona) teve os seus frutos e Roberto foi “ajudado” pelos adeptos a ser maior, atingindo o objectivo.

Vai daí, disseram-lhe “agora vais para Lisboa, para garantir pontos. E by the way, eles pagaram 8,5 Milhões, uma pechincha por um salvador como tu”.Roberto não mudou, não ficou mau guarda-redes. A envolvência é que mudou drasticamente.

De um clube com umas dezenas de milhar de sócios, 28000 espectadores em média, passou para o SLB. Veio desconhecido, foi caro e não é empático (nem todos podem ter a cara do Nuno Gomes ou do Saviola).

Quando alguns meses antes uns 100.000 canalizaram pensamentos positivos para o homem, agora uns milhões de benfiquistas pensam “vai correr mal”. E corre mal porque mesmo os que não o assobiam, mesmo os que defendem que o homem precisa de tempo, etc. cada vez que surge um canto ou um livre para a área pensam que vai correr mal (isto é visível até nele, nos companheiros de equipa e exponenciado por milhões de anti-benfiquistas que vêem os nossos jogos e que querem que corra mal).

A mente humana é capaz de proezas extraordinárias, se estiver concentrada em questões positivas, e de grande destruição, se estiver a pensar no que de negativo pode acontecer.

Quando a crença se instalou o ano passado, quem nos conseguiu parar? Só nós próprios, pelo receio com que abordámos o jogo de Liverpool, juntando a descrença de ver David Luiz à esquerda! Até uma equipa fatigada depois de Marselha limpou o foculporto no Algarve, sem dúvidas.

Quem chegava ao Estádio da Luz, já sabia que ia correr mal e nós os vários milhões, com a equipa, fazíamos acontecer o expectável!

Bella Gutman tinha razão e só agora começo a perceber exactamente o que ele queria dizer. Nós somos a Mística. Somos nós que temos a capacidade de fazer o Benfica imparável. De através do nossa concentração de pensamentos positivos ajudar a marcar golos e a defender resultados.

E sim, acredito que fomos todos nós que fizemos aquela bola bater na trave e ir parar à cabeça do tripeiro emprestado, porque estávamos já enterrados em pensamentos negativos face ao nosso guarda-redes.

A prova de que nós somos muito responsáveis pelo que acontece no campo vamos vê-la mais uma vez no próximo fim-de-semana: Vamos ganhar, não porque o Júlio César é melhor do que o Roberto, mas sim porque os Benfiquistas vão estar a pensar que o Júlio César é melhor que o Roberto, os anti-benfiquistas vão estar menos focalizados em enviar pensamentos negativos, os colegas não vão estar a pensar que vai correr mal.

É que por isso vamos ganhar. Nós temos a capacidade de fazer o Benfica vencer, com qualquer guarda-redes na baliza. Se não estivéssemos estado a pensar que o Roberto iria ser um problema, que nos iria fazer sofrer golos, já teríamos 6 pontos, mais uma Super Taça e Roberto seria o nosso guarda-redes para 2010/2011.

6 comentários:

Éter disse...

Ora aí está uma forma original e romântica de encarar o problema.

Mas mesmo assim continuo a achar que o Roberto é muito fraquinho.

jmdeviveirosf disse...

Concordo contigo, Luís... mas há pessoas que ainda não estão a par dessas energias de que falas... Eu mesmo quando consigo ir ao Estádio da Luz tento canalizar o meu poder energético a favor do Quim... e restante plantel... mas é necessário a conjugação de todos... Todas as religiões (e agora as novas correntes espirituais) sabem disso...

patriarca disse...

Excelente comentário, cuja "rábula" está bem engendrada, mas de facto e sem tirar o BOM do texto escrito, o problema é quem sabe jogar á bola sabe SEMPRE e não foi por mudar daqui para ali ou vice-versa que o Roberto deixou de saber jogar, ELE NUNCA SOUBE e as provas disso são INDISMENTÍVEIS e infelizmente para o Benfica e os Benfiquistas que muito têm sofrido com isso.


patriarca

João Soares disse...

Que ninguém duvide...Fomos nós que empurramos o BENFICA para Campeão Nacional e somos nós que estamos a fazer isto à equipa!!!!!!!!!!
É o poderio da massa adepta do BENFICA no seu melhor e no seu pior!!!!!

FacaS disse...

E Pluribus Unum...

Grandissimo post.

Btw, o Zaragoza sofreu o ano passado 67 golos na liga.

1ª Volta (Sem Roberto) - 41
2ª Volta (Com Roberto) - 26

Não estando a dizer que foi boa contratação, (achei cara na altura, continuo a achar hoje), este homem tem dados que comprovam a sua qualidade. O quarteto do zaragoza era o mesmo, e sofrem quase METADE dos golos so com mudança do Guarda-Redes...
Mais, ele foi observado, com equipas melhores que as do campeonato portugues, que certamente cruzaram bolas para a área do Zaragoza. E ele lá é herói...

Já a culpa de ser ter pago tanto por um guarda-redes é exclusiva dos adeptos do Benfica, que sempre criticaram o Quim ("O Benfica precisa de um guarda-redes de clase mundial) e quase que obrigaram a ir buscar a um mercado estrangeiro e, ainda, a que se gastasse dinheiro "a sério" por um guarda redes... Meus meninos, guarda redes é guarda redes... O Butt (aquele que era cepo, e bla bla bla que os adeptos do Benfica sempre criticaram, e que era o pior logo a seguir ao Bóssio) levou o ano passado, bem mais velho, o Bayer à final da Champions... E com influência e o peso de substituir o Khan!
Mais, apesar dos adeptos pensarem desta forma (mesmo que não o admitam), gastar muito dinheiro num jogador não significa NADA.
Veja-se o caso de um dos 3 melhores guarda-redes do campeonato alemão, aquele senhor que jogava num clube de 3ª linha... um tal de... Benaglio!

DarthVader disse...

com espirito de uniao tudo se consegue! e eu estou com a equipa e o treinador!

Related Posts with Thumbnails
 
Céu Encarnado - by Templates para novo blogger
Creative Commons License
Esta obra está licenciada sob uma Licença Creative Commons.