Entrevista do Céu Encarnado ao JdG

domingo, 3 de outubro de 2010

Para quem não teve oportunidade, tempo, disponibilidade ou interesse para ler a entrevista do nosso blog ao renovado Jornal da Gloriosasfera, fica aqui reproduzida.

Parabéns ao JdG pela nova face e renovada aposta, obrigado ao Manuel pela entrevista e pelo convite.

JdG - Como surgiu a ideia de criar o blog?


Luis Rosário - Como sabes eu sou a última aparição deste espaço. Coloquei o meu primeiro post a 13 de Maio, sou assim tipo um milagre de Fátima que cheguei para tentar destruir a boa reputação que até então o Céu, já criado há muito, tinha. As raízes já foram explicadas pelo Éter, numa anterior entrevista.

Agora se me perguntarem como surgiu a ideia de me juntar ao Céu… a história é outra. Eu tinha um blog, criado no auge da nossa campanha desportiva de sucesso no ano passado (aliás, essa deve ter sido a altura onde mais blogues do SLB foram criados… dava vontade de falar do clube, tudo nos corria bem…), chamado Irmandade SLB.

Ao fim de 45 posts e dois meses de actividade recebi uma proposta de um Jorge Mendes da blogosfera benfiquista, um dos 3 tipos (estou a contar contigo, Manuel) que tinha descoberto o endereço onde escrevia, para encerrar o tasco, antes de criar afinidade com ele, para me juntar a um dos blogues do top 10.

A negociação foi fácil e rápida, porque curiosamente estávamos alinhados em 90% das ideias, mas escrevemos de forma diferente, o que complementa e enriquece os conteúdos, e portanto comunicou-se à CMVM e lá apareci.

JdG - Como descreve o blog?

Luis Rosário - Blog moderado, forte defensor do Benfica, onde a crítica construtiva é condição fundamental para se escrever. É um espaço muito visitado, mas onde se discute pouco na caixa de comentários (penso que isto acontece sobretudo pela moderação e ponderação da maioria dos posts). De vez em quando, normalmente após aparição de Jorge SD Sousas ou Olarápios o verniz estala e aí o vernáculo, a linguagem corrente do futebol, como diz o Queirozsz, aparece por lá.

JdG - Mudou alguma coisa na sua vida depois da criação do blog?

Luis Rosário - Depois da adesão, certo? Eu tenho 2 empresas, sou casado com a sócia 150 mil e qualquer coisa e tenho ainda lá em casa o sócio 181 mil e qualquer coisa, com 3 anos. Já não tinha tempo e portanto continuo sem tempo.

Para escrever e partilhar ideias sobre aquilo que realmente me interessa sobre o Benfica tenho agora de o fazer mais tarde, para não prejudicar a família e o trabalho. Basicamente, escrever num blog do Benfica tirou-me horas de sono.

Passei também a estar obviamente mais envolvido com o universo benfiquista, o que me permitiu começar a perceber aspectos da vida do clube e de tudo o que o rodeia que anteriormente me passavam ao lado. Sabias que há um sistema instalado no futebol nacional que controla todos os agentes desportivos como se de marionetas se tratassem em função dos seus interesses? 

JdG - Qual o melhor momento que passou com o blog?

Luis Rosário - No Céu existem 4 coisas que me orgulho a sério e que para mim são grandes momentos: Termos conseguido através de 2/3 posts fazer 11 sócios novos esta época; Ter apresentado algumas das relíquias que tenho no espólio familiar aos visitantes; Ter lançado um passatempo fenomenal na altura do Mundial, que ofereceu uma camisola oficial ao MB do http://etodosporum.blogspot.com/, o grande vencedor; Ter a oportunidade de apresentar com assiduidade ideias para um SLB melhor e maior, que são validadas pelos nossos leitores.

JdG - E o pior?

Luis Rosário - Felizmente ainda não tive momentos maus no blog. Tenho a felicidade de ter águias no blog que escrevem com frequência, que continuam a imprimir uma forte dinâmica, pelo que não tenho a pressão de colocar posts. Isso faz com que seja mais exigente comigo e não escreva “para encher”, o que também não conseguiria porque não tenho tempo para isso.

JdG - E como Benfiquista, qual o melhor momento que passou?

Luis Rosário - São felizmente muitos. Este título foi significativo, pois tinha perdido o meu pai no início do ano e o clube era uma paixão que ele me transmitiu. Levei o meu filho pela primeira vez a um evento do SLB no pavilhão Atlântico, onde ele viu como nos tornámos campeões europeus. Adorava acompanhar a equipa de Hóquei às Final Four da Liga dos Campeões. Os manos Velásquez, Gaidão, Paulo Almeida, José Carlos… que equipa. Também tive a felicidade de jogar uns jogos pelo clube, na modalidade de Andebol e de vez em quando, durante um almoço, revisito o passado do glorioso com o Sr. Mário, o sócio 70 e poucos do SLB... Quantas páginas têm para esta entrevista…?

JdG - E o pior?

Luis Rosário - Cada vez que fui ver o SLB ao estrangeiro, perdemos. Glasgow, Manchester, Barcelona. Felizmente não acompanhei o meu irmão a Vigo… Este ano vou terminar com esta malapata nos oitavos da Champions. Os 10 anos negros também não foram fáceis…

JdG - Onde e como celebrou a conquista do 32° campeonato ganho pelo Benfica?

Luis Rosário – No meu T0 na bancada Meo, sector 23. Supermantorras da Tertúlia Benfiquista do lado direito, o meu irmão do lado esquerdo, o meu pai a assistir do Céu. Foi quase perfeito. Após o jogo festejei com a família, em casa. O Marquês mostrei-o ao meu filho pela TV.

JdG - Qual a sua opinião sobre o estado do futebol português, em particular, no que diz respeito ao Benfica?

Luis Rosário - Quantas páginas têm para esta entrevista…?

Vou tentar explicar com imagens. O futebol português é uma gigante areia movediça. Há uma plataforma ao lado da areia movediça, onde está um flatulento que tem acesso a cordas.

Tudo o resto está na areia a enterrar-se. Ele vai atirando as cordas para impedir alguns de ficar enterrados.

O Benfica está enterrado até à cabeça e não consegue sair, apesar de não precisar da corda. Aliás, o Benfica tem tudo ao seu alcance inclusive para transformar a areia movediça em terreno arável, mas o clube tem demasiada areia nos olhos e não consegue já ver bem.

É assim que eu vejo o futebol nacional. As respostas e as soluções para a morte do sistema estão dentro do Benfica e podem ser accionadas pelo clube, mas têm de sair do papel ou da cabeça de algumas pessoas. Estas acções têm de ver a Luz do dia.

JdG - Qual a sua opinião sobre a comunicação social desportiva nacional?

Luis Rosário – Isso é um mito que as pessoas criaram de que existe comunicação social desportiva nacional. As publicações actuais servem 2 propósitos: difundir ideias dos clubes a pedido e construir/destruir imaginários de acordo com os agentes desportivos que servem. Algumas tinham todavia palavras cruzadas, que era a única coisa que se aproveitava das 50 páginas diárias.

O jornalismo sério em Portugal não existe. A grande maioria dos portadores de cédula profissional é intelectualmente desonesta. Já ninguém vivo escreve artigos de fundo sobre o estado do futebol. Ninguém põe algo em causa porque tem medo das consequências ou está a ser manietado como um fantoche.

Só RAP aos Sábados, o Jornal do Benfica e alguns dos nossos blogs carregam a cruz de comunicar a verdade… Os pasquins são ranchos da pior qualidade deste nosso Portugal. Existem porque, como diria Valentim Loureiro nas escutas “É preciso ter algum folclore nesta merda”. Pode-se dizer merda nesta publicação?

JdG - Quais as suas previsões para a época 2010/11? (Liga, Taça da Liga, Taça de Portugal, Liga dos campeões)

Luis Rosário – A liga está entregue, a taça da liga vamos esquecer, pelo que as minhas fichas estão no Jamor e pelo menos nos Quartos de Final da Champions. Eu penso sinceramente que PdC definiu este ano que para calar quem não gostou da escolha do Vilas Boas vai ganhar o campeonato com pelo menos 28 victórias, e isso vai ser impossível de igualar só com comunicados.

JdG - Costuma acompanhar as camadas jovens e outras modalidades do Benfica?

Luis Rosário – Acompanho o Andebol, o Basket e o Futsal, mas pela TV. Deixei de acompanhar o Hóquei e não sou grande fã de Vólei, apesar de este ano termos uma equipa excelente. Daqui a uns anos volto aos pavilhões e aos jogos dos miúdos, mas actualmente ainda não posso fazer do Benfica a minha vida ao fim-de-semana…

JdG - O seu blog faz parte da Gloriosasfera. Costuma visitar? Qual a sua opinião?
Luis Rosário - Visito diariamente. É uma excelente e necessária ferramenta de aglutinação de informação sobre o clube. Está claramente a dar os passos certos e a crescer de forma adequada. O Jornal é claramente uma mais-valia onde mais do que aglutinar conteúdos já se está a criar, o que é sempre positivo.

JdG - Tem alguma sugestão a apresentar para a melhorar?

Luis Rosário - Tenho pois. Conteúdo é riqueza. Enquanto elemento agregador a Gloriosasfera facilita a pesquisa e acesso à oferta disponível, mas não utiliza a informação à disposição para criar. Quando a Gloriosasfera iniciar o processo de co-criação com os leitores e dai resultar mais-valias accionáveis para o clube terá sido dado um importante passo de crescimento.
Após esta fase, o desafio final será tornar a Gloriosasfera um instrumento relevante, com ideias accionáveis, considerado pelo clube para as acções tácticas e estratégicas que são necessárias tomar. Nesse momento, o clube volta a ter nos sócios uma fonte de inspiração e de condução dos seus desígnios, o que actualmente não acontece.
JdG - Que mensagem deseja endereçar aos Bloguers Benfiquistas?

Luis Rosário - Criem. Por sistema não repitam o que lêem. Aproveitem o que lêem para gerar ideias. As nossas cabeças pensam Benfica a 100% pelo que somos nós os mais aptos para produzir acções que façam do nosso clube um clube maior.

Concentrem pelo menos 90% dos vossos posts no Benfica, que é o que realmente nos interessa, elogiando e criticando construtivamente quando tal se justifique e mantenham sempre honestidade intelectual no que escrevem, que isso é uma das principais valências que nos diferencia dos nossos rivais.

2 comentários:

Valco disse...

O blog supostamente Benfiquista http://adepto-benfica.blogspot.com/
tem escarrapachado o símbolo dos CORRUPTOS POR CIMA DO SIMBOLO DO GLORIOSO?!!!!!!!!

ESTÁ NA PUBLICIDADE DINÂMICA ONDE TAMBÉM APARECE A ZON FIBRA!!!!

MAS QUE CREDIBILIDADE SE QUER TER?!

"És um verdadeiro adepto?" ????!!!!!!!!

QUE MERDA É ESTA?!?????

PiareM disse...

Uma excelente música para a vossa rubrica ''Musica na Luz'' que gostaria de partilhar convosco:

Seal - Fly like an Eagle

Related Posts with Thumbnails
 
Céu Encarnado - by Templates para novo blogger
Creative Commons License
Esta obra está licenciada sob uma Licença Creative Commons.