O Lyon

quarta-feira, 20 de outubro de 2010

Hoje o Benfica vai enfrentar o melhor Lyon da época (três vitórias nos últimos três jogos) mas que ainda assim é uma equipa que não se encontrou totalmente com o seu futebol e que não tem um esquema de jogo claro e definido (em onze jogos oficiais só repetiu o mesmo onze inicial e esquema táctico por uma única vez).

A confusão na cabeça de Claude Puel parece ser muita, já que desde o início da época já experimentou o 4-2-3-1, o 4-4-2 clássico e duas variantes do 4-3-3 (uma com apenas um pivot-defensivo e outra com duplo pivot).

Na defesa tem rodado bastante os quatro lugares, o que, de certo modo, ajuda a explicar o facto de ser a quarta defesa mais batida de França, e nos primeiros jogos da época até colocou Toulalan a defesa central, o que é quase anedótico (infelizmente para o Benfica, Puel já corrigiu essa situação e Toulalan regressou ao seu lugar habitual no centro do terreno).

No meio-campo está a grande dor de cabeça do treinador e um dos principais factores do descontentamento do presidente do Lyon e dos próprios adeptos: Puel ainda não conseguiu tirar o rendimento esperado de Gourcuff, a grande contratação da época, por quem o Lyon pagou 22 milhões de euros. Por outro lado, Toulalan, o garante do equilíbrio defensivo e um dos jogadores mais experientes da equipa, está lesionado e isso é uma excelente notícia para o Benfica.

No ataque parece estar o grande perigo desta equipa que, apesar de um arranque pouco produtivo, nos últimos três jogos marcou três golos em cada um. Lisandro (em grande forma) está de regresso à equipa e é preciso muita atenção aos rapidíssimos Michel Bastos e Briand, os habituais titulares, que jogam nas alas.

Regra geral, no campeonato francês todas as equipas jogam com extremos velozes e bem abertos que tornam o jogo muito rápido e vertical, bem diferente do futebol mais mastigado e horizontal que se pratica em Portugal. É bom que o Benfica esteja preparado para defender correrias desenfreadas junto à linha e que não dê hipótese para o Lyon lançar contra-ataques. É fundamental não entrar no jogo à maluca (ouviste, Jesus?) e gerir bem a posse de bola para adormecer o adversário. Acelerar demasiado é ir-lhes comer à mão.
Na minha opinião, o Benfica não perde em nada para este Lyon mas os franceses têm quilómetros e quilómetros de jogos na Champions. Espero que isso não desequilibre a balança.


P.S. Não sei o que me deu para escrever uma lengalenga destas, habitualmente não tenho paciência para estas tretas. Isto é muito estranho e portanto só pode significar que vamos ganhar. Carreeeeega!

1 comentários:

Luis Rosario disse...

Precisamos de um meio campo consistente e irrepreensível defensivamente e que os 2 laterais estejam em dia sim.

Se isto acontecer é mais de meio caminho andado para trazer pontos.

Vamos lá Benfica!

Related Posts with Thumbnails
 
Céu Encarnado - by Templates para novo blogger
Creative Commons License
Esta obra está licenciada sob uma Licença Creative Commons.