Zbordin, do trauma à insanidade

sexta-feira, 25 de novembro de 2011

Avô, os outros meninos não gostam de mim. Dá-me um clube. É bom deixar desde já bem claro que algo que nasce assim não pode ser boa rês.

Ora bem, vamos a factos. Pouco depois de parido, já o pequenito zbordin tinha a sua primeira ejaculação precoce, vendo oito jogadores do Sport Lisboa (que após este episódio iria dar origem ao Sport Lisboa e Benfica) juntarem-se às suas fileiras em busca de melhores condições para treinar. Ficou portanto bem vincada desde muito cedo a essência dos dois clubes: um humilde, trabalhador e que tinha amor ao que fazia e outro que basicamente aliciava jogadores alheios com banhos quentes e massagens aos pés (reza a história que no Sport Lisboa nem água quente havia e os jogadores tinham que trocar de roupa a céu aberto, muitas vezes à chuva).

Veio então o primeiro derby contra o Sport Lisboa. O zbordin marcou primeiro, o Sport Lisboa empatou já na segunda parte e escassos minutos após este golo os jogadores do zbordin saíram a correr do relvado porque... estava a chover. Vou repetir: porque estava a chover (e aqui se explica a debandada quase geral dos jogadores do Sport Lisboa para o zbordin de que falei atrás, os meninos não se podiam molhar porque dava cabo do penteado e estragava o bigode. No Sport Lisboa ficaram os rijos). Mas continuemos... O árbitro, já na altura um mauzão para os pobres jogadores do zbordin, obrigou-os a regressarem ao relvado. Mãos a proteger o cabelo, histéricos, eu imagino a cara de estupefacção dos jogadores do Sport Lisboa a olharem para aquele bando de idiotas (e aqui convido-vos a imaginar estarem com um grupo de amigos a jogar futebol, de repente começar a chover e verem a malta da outra equipa a correr para trás e para a frente aos gritos "Ai, que está a chover! Vamos falecer!"). Então, face a isto, e atente-se ao carácter nobre e altruísta do nosso Pai, o que faz Cosme Damião? Sabem? Imaginam o que fez Cosme Damião? Marcou um golo na própria baliza para deixar o zbordin ganhar e os seus jogadores irem a correr para a banhoca quente entre orgasmos múltiplos provocados pela vitória e primeiros sintomas de pneumonia por causa da chuva . Que senhor! Não sei se foi isto que deu origem a um trauma que já dura há mais de 100 anos, mas não deve andar longe.

E, com o passar do tempo, o trauma virou obsessão. Quiseram desviar o Eusébio (embora continuem a negar e a inverter a história mesmo depois do próprio Eusébio a ter contado vezes sem conta) mas felizmente nessa altura já havia banhinho quente no Benfica. Eusébio que depois passou anos e anos a fustigar a baliza do zbordin sem dó nem piedade... Roubaram o Pacheco e o Paulo Sousa porque estavam a construir uma grande equipa e iam ser campeões de tudo e mais alguma coisa mas acabaram a comer seis golos em casa com o Pacheco e o Paulo Sousa a assistirem na primeira fila...

E assim a obsessão degenerou em insanidade. Nestes últimos anos chegaram ao cúmulo de um presidente apresentar um jogador no relvado e começar a saltar e a cantar "SLB, SLB, etc..." (com o jogador a olhar para ele com o ar mais estúpido possível) e de serem elementos da claque a apresentar outro jogador, colocando-lhe aos ombros um cachecol com a frase "O Benfica é merda". Eu acho que isto deve ser caso único no mundo.

Acredito piamente que hoje em dia tudo no zbordin gira em torno do Benfica. Acredito que o Godinho só foi eleito porque o Domingos já ganhou ao Benfica e os treinadores dos outros candidatos ainda não. Acredito que o Carlos Freitas só foi contratado porque já comprou jogadores que ganharam ao Benfica. Acredito que o Onhinhi (não tenho a certeza de como se escreve o nome do rapaz e não me apetece ir procurar no Google, apesar de esta justificação que escrevi já me ter levado mais tempo do que se tivesse ido procurar) só foi contratado porque eles acreditam que é o gajo que melhor pode parar o Cardozo. Acredito que o Rodríguez só foi contratado porque eliminou o Benfica nas meias-finais da Liga Europa da época passada. Acredito que o Insúa só foi contratado porque participou na eliminatória em que o Liverpool eliminou o Benfica há duas épocas e, ainda por cima, cometeu um penálti escandaloso na Luz e nada foi assinalado. Acredito que o Rinaudo só foi contratado porque lhes tinha dado a palavra de que iria partir uma perna a um jogador do Benfica (correu mal, coitado). Acredito que o Elias só foi contratado porque o Benfica já esteve interessado nele. Acredito que o Capel só foi contratado porque acharam que ele conseguia fazer a cabeça em água ao Maxi. Acredito que o Wonhinhi (a mesma explicação do Onhinhi) só foi contratado porque consideraram que ele tinha capacidade para se libertar da marcação do Luisão (mas agora lixaram-se porque o Luisão não joga). Enfim, no fundo eu acredito que a equipa do zbordin é montada única e exclusivamente para vencer o Benfica. Se depois conseguirem ganhar a outras equipas, tanto melhor. A época resume-se e esgota-se em dois singelos jogos e se houver um terceiro (como pode acontecer na Taça de Portugal, por exemplo) eles já ficam completamente desorientados. "O quê?! Três jogos?! Mas isto foi estudado para dois jogos... E agora?! E agora?!" (um pouco como a cena de histerismo na chuva de 1907).

E noto bastante esta fixação no Benfica nos meus colegas. Nas duas semanas que antecedem os dois derbys do campeonato entram numa esquizofrenia que me aflige. Num dia estão eufóricos com conversas triunfantes de vitória mas no dia imediatamente a seguir já estão arrasados e deprimidos com a perspectiva da derrota. A sério que enerva assistir a isto. E cagam muito. Cagam imenso nesses dias. Gajos que normalmente cagam uma vez durante a tarde, ou até nem cagam, nessa semana cagam três e quatro vezes ao dia. É uma roda-viva para a casa de banho que não se pode trabalhar sossegado. Se algum dia algum médico se der ao trabalho de analisar este fenómeno vai chegar seguramente à mesma conclusão do que eu: há um "síndrome do cólon zbordinguista irritável em semana de jogo contra o Benfica". Investiguem isto, por favor. É um caso de saúde pública.

E é por tudo isto que eu encaro sempre os jogos contra o zbordin com alguma apreensão, chegando ao ponto de já ter estado várias épocas sem ir ver o derby à Luz porque, de alguma forma que agora não me lembro, me convenci de que a minha presença no estádio dava azar ao Benfica. A loucura em que o zbordin vive permanentemente contagiou-me, decerto.

Portanto, muito cuidado amanhã e nada de euforias púberes e parvas. Uma instituição que trabalha 363 dias por ano para estar na plenitude da sua pujança em apenas outros dois não pode ser menosprezada. É um erro crasso não ter isto em conta.

0 comentários:

Related Posts with Thumbnails
 
Céu Encarnado - by Templates para novo blogger
Creative Commons License
Esta obra está licenciada sob uma Licença Creative Commons.